Como melhorar a sua alimentação durante a quarentena?
Sabemos que a alimentação durante a quarentena pode dar muitas preocupações no que toca ao reforço do sistema imunitário. Por esse motivo trazemos alguns pontos que deve ter em consideração durante esta fase!
Como planear e organizar a alimentação durante a quarenta? Que alimentos comprar, como armazenar, que cuidados ter na escolha dos alimentos…?
Antes de comprar:
- Elaborar uma lista de comprar
Importante: Planear comprar apenas aquilo que é necessário, sem exageros. Verificar primeiro o que temos em casa e o que está em falta. Planear refeições pode ser uma boa estratégia para comprar apenas o que é necessário. Alimentos essenciais -
Arroz, massa ou batata; Cereais de Pequeno, Tostas, Bolacha maria e/ou Pão; Hortícolas; Fruta; Leite e Iogurtes; Queijo; Leguminosas; Óleos e Gorduras; Azeite; Ovos; Peixe; Carne; Água.
- Verificar existência de promoções e cupões de desconto - Fazer uma pequena refeição antes (não ir com fome ao supermercado caso contrário acabamos sempre por comprar algo que não estava estipulado)
Durante as compras:
- Seguir ao máximo a lista de comprar
- Comparar preços de produtos semelhantes
- Comparar valores nutricionais e prazos de validade dos produtos alimentares (optar por comprar os alimentos com maior prazo de validade possível)
- Prefira fruta e legumes da época
- Procure informação sobre serviço de entrega ao domicílio
Depois das compras:
- Armazenar os alimentos de modo a conservar a sua frescura;
- Dividir os alimentos por porções em função das refeições planeadas de modo a evitar o desperdício;
- Ao armazenar os alimentos organize-os sempre de acordo com os prazos de validade;
- Em caso de alimentos como carne, peixe e até mesmo legumes que não prevê consumir imediatamente (3 dias) o ideal é congela-los. Antes de congelar: Carne: se possível deve retirar pele, gordura visível e ossos Peixe: Deve escamar, retirar as vísceras, limpar e lavar Hortícolas: deve lavar e retirar as partes não comestíveis. De modo a destruir as enzimas, reduzir microrganismos e para manter a cor o ideal é branquear antes de congelar. (Branquear consiste em mergulhar os vegetais durante alguns minutos em água a ferver ou em vapor (1 a 2 minutos)).
Para descongelar:
- O ideal é não deixar os alimentos a descongelar à temperatura ambiente.
- Coloque o alimento no frigorífico na véspera;
- Pode acelerar o processo de descongelação, passando o alimento por água fria dentro da embalagem fechada.
- Utilize o micro-ondas.
- No caso de verduras ou de peixe, pode cozinhá-los diretamente.
Após a confeção dos alimentos em caso de sobras existem alguns cuidados específicos que devemos ter? - Depois de confecionados os alimentos devem ser deixados à temperatura ambiente antes de colocar no frigorífico ou congelar, aproximadamente 2h não mais. - pode armazenar no frigorifico, de preferência na prateleira superior, no máximo durante 3 dias. Se não for consumir até 3 dias após o ideal é congelar logo apos o seu arrefecimento.
Podemos reforçar o sistema imunitário através da alimentação?
Até à data não existem evidências científicas que relacione o consumo de determinados alimentos ou suplementos e o reforço do sistema imunitário, de forma a ajudar na prevenção ou tratamento da COVID-19. As boas práticas de higiene e uma alimentação durante a quarentena equilibrada com a presença de diferentes nutrientes e bom aporte de água, continuam a ser a melhor foram de prevenir a doença.
Dicas para se manter saudável durante a quarentena
Tente manter a rotina das refeições diárias. Coma mais fruta e hortícolas, evitando snacks com excesso de açúcar e sal ao longo do dia. Que este período em que está mais por casa, não seja um estímulo ao consumo de alimentos com elevada densidade energética e baixo valor nutricional. Para os snacks escolha opções mais saudáveis com fruta e legumes. Beba água ao longo do dia e sem açúcar. Manter um bom estado de hidratação é essencial, vá bebendo água ao longo do dia. Aproveite esta oportunidade e cozinhe saudável com os seus filhos. Neste período por casa, há oportunidades que se criam. Use o seu tempo livre para ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável. Faça uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da Roda dos Alimentos – de forma a ter o maior aporte de nutrientes possíveis.
Nas Clínicas Nuno Mendes temos todos os especialistas disponíveis para a/o ajudar e para satisfazer as suas necessidades. Tem dúvidas? Gostaria de obter mais informações? Contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar.