O que é a consulta de Medicina Geral e Familiar?
A consulta de Medicina Geral e Familiar tem um caráter único, estabelecendo uma verdadeira relação médico-doente ao longo do tempo, desde a preparação do nascimento até ao falecimento e luto. A atitude do médico é, não só, curativa, cuidadora e paliativa, mas também, e acima de tudo, preventiva e de rastreio, e de continuidade de cuidados.
Como é a consulta de Medicina Geral e Familiar?
Durante a vida, vão surgindo nos processos fisiológicos básicos do organismo alterações que, com o passar dos anos, conduzem à doença. Estas alterações são, para cada indivíduo, o resultado de interações entre fatores ambientais, estilos de vida e a sua predisposição genética. Assim, cada pessoa representa um conjunto complexo e único de influências, que determina o seu estado de saúde ou de doença. Na sua consulta, a médica aborda o paciente de forma integrada, tendo como objetivo estabelecer um plano personalizado no sentido de otimizar a saúde e prevenir doenças tumorais, cardiovasculares, neurodegenerativas, auto-imunes, osteoarticulares e musculares, entre outras. Para cada paciente, são criadas as condições de resposta eficaz às agressões do quotidiano, sendo também fortalecidas as suas defesas. Perante a doença, o objetivo será o tratamento, com a abordagem específica das queixas do paciente.
Que casos clínicos cuidamos?
Com as escolhas certas, será possível promover uma boa saúde e longevidade, preservando o bem-estar físico e psíquico, através de um plano personalizado que permita otimizar a saúde do organismo, tentando prevenir doenças crónicas tumorais, cardiovasculares, diabetes, osteoarticulares e musculares, digestivas, neurodegenerativas e outras.
Qual é o resultado que deve esperar?
Ainda que a herança genética de cada pessoa seja importante para a saúde, o estilo de vida, ou seja, as opções/escolhas que fazemos ao longo da vida (alimentação, atividade física, stress emocional, fármacos, poluentes químicos e outros) é determinante na expressão da informação contida nos genes, podendo originar determinadas doenças. Assim, avaliando e controlando as interações entre fatores ambientais, estilos de vida e predisposição genética, pode haver uma intervenção no estado de saúde ou de doença de cada indivíduo.