O Mendesinho

Solidariedade Intensiva

A Responsabilidade Social faz parte do ADN natural e genuíno do GRUPO SAÚDE NUNO MENDES® (GSNM) – O Mendesinho. Na nossa equipa não só a Saúde é INTENSIVA, também a Solidariedade é INTENSIVA. A criação da Associação O Mendesinho (com o número de pessoa coletiva 513968792) representa a concretização de um elevado sentido de responsabilidade social, enquanto organização, personificando a essência do propósito da nossa consciência moral e cívica. É o reconhecimento do direito inalienável de todos os seres humanos, enunciado no artº 1º da Declaração Universal dos Direitos do Homem - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.

Mascote

Para dar corpo e vida a esta nossa Associação criámos a mascote O Mendesinho, utilizando a figura de uma criança. Deste modo, acreditamos que será mais fácil gerar empatia e facilitar a nossa relação social com o público-alvo mais novo.

Objetivos Gerais

PRINCIPAL

Diagnosticar e intervir prioritariamente através de prestações de tratamentos gratuitos e doação de produtos em situações que envolvam crianças carenciadas que apresentem cicatrizes de qualquer natureza ou origem (sobretudo com cicatrização disfuncional), dando corpo e dinamizando o projeto “Cicatrizes da Viva”.

 

COMPLEMENTAR

Intervir também em todas as situações potencialmente geradoras de processos de exclusão social, a nível individual e/ou comunitário, nomeadamente nas seguintes áreas: - Saúde; Pobreza; Deficiência; Educação; Cultura e Sociedade.

OUTRAS AÇÕES ESPECÍFICAS

Distribuir alimentos e agasalhos a entidades carenciadas, previamente identificadas pela equipa técnica de ação social que intervém diretamente em cada área de residência. Colaborar institucionalmente com outras entidades credenciadas (Hospitais, IPSS, Autarquias, Escolas, etc.), ao nível da promoção de ações de solidariedade/formação. É também um programa adaptável às mais diversas necessidades que os alunos possam apresentar.
Ações já realizadas:

❯  Sessões de Reiki;
❯  Nutrição (Alerta para os desvios alimentares);
❯  Educação para a Cidadania;
❯  Conhecimento e Valorização do Corpo;
❯  Identidade Sexual e o Papel do Género;
❯  Relações Interpessoais (Noção de Família).

 

O MENDESINHO VAI ÀS ESCOLAS

 

“O Mendesinho vai às escolas” pretende fazer uma ponte entre a Sociedade, a Saúde e a Educação. Já realizamos diversas ações junto da comunidade escolar.

Destacamos as atividades de relaxamento e de autoconhecimento, assim como as sessões de sensibilização sobre diversas temáticas como competências sociais, comunicação assertiva, criatividade, equilíbrio emocional e concentração.

É um projeto universal no sentido em que as atividades estão programadas para que todo o tipo de alunos, de diferentes idades, possa participar. 

RECOLHA DE MATERIAL ESCOLAR PARA CRIANÇAS CARENCIADAS

No Natal de 2021 unimos esforços e juntamos a equipa em mais uma missão solidária. Desta vez, decidimos apoiar com a oferta de material escolar o Centro de Acolhimento Temporário “Âncora”, sediado em Paredes.

Esta instituição tem como principal objetivo proporcionar condições de vida tão próximas quanto possível, às da estrutura familiar, através de um acompanhamento personalizado à criança.

O CAT tem capacidade para 20 crianças de ambos os sexos, na faixa etária dos 0 aos 12 anos de idade, em situação de perigo, no âmbito geográfico do distrito do Porto.

IPO PARA TODOS, TODOS PELO IPO

 

Em Fevereiro de 2022, o Grupo Saúde Nuno Mendes foi um dos parceiros de um evento solidário que contemplou atividades desportivas onde o valor das inscrições reverteu na totalidade para o fundo de investigação do IPO do Porto.

Esta foi mais uma iniciativa ao qual nos juntamos para fazer a diferença na sociedade, demonstrando que os problemas de quem nos rodeia também são da nossa responsabilidade – “IPO PARA TODOS, TODOS PELO IPO”.

UNIDOS PELA UCRÂNIA

 

A onda de solidariedade para com o povo ucraniano estendeu-se de norte a sul do país e o Grupo Saúde Nuno Mendes também se uniu, uma vez mais, para apoiar a recolha de bens alimentares e kits de primeiros socorros.

O objetivo foi ajudar os ucranianos que, devido á guerra, se viram obrigados a perder família e amigos, casas, bens e até a sair do próprio país.

Ainda que a guerra esteja a milhares de quilómetros de distância, esta é uma batalha que nos afeta e exige a nossa empatia e solidariedade. Podemos ser uma gota no oceano mas todas as gotas fazem a diferença. 

CONSULTAS ONLINE CONSULTAS ONLINE
Marque agora a sua sessão!