Estilo de vida saudável é o segredo para tratamentos estéticos mais eficazes
Quando olhamos para o espelho, nem sempre gostamos daquilo que vemos. Ou porque temos uma gordurinha a mais, ou porque emagrecemos e a pele ficou mais flácida, ou porque temos um inchaço que teima em não desaparecer. Podem ser inúmeras as razões para não gostarmos do que vemos. Lembramo-nos então de fazer alguma coisa para tentar resolver essa questão, mas o quê? A oferta é ampla, prometendo por vezes resultados rápidos sem qualquer esforço.
Mas uma coisa é certa, o nosso corpo externamente reflete o que se passa no seu interior. Podemos então mudar externamente sem alterações internas?
De forma muito simples, quando o nosso corpo acumula gordura, é porque o número de calorias que ingerimos diariamente é superior ao número de calorias que o nosso corpo gasta. Claro que existem vários fatores que podem contribuir para que o nosso corpo tenha uma maior dificuldade em gastar energia (o chamado metabolismo lento), como alterações na tiroide, algumas patologias e fármacos, o avançar da idade, mas se não alterarmos a forma como nos alimentamos, dificilmente vamos conseguir inverter o balanço energético. Os tratamentos estéticos ajudam a que o processo de saída de gordura dos adipócitos (reservatórios onde a gordura se encontra bem “arrumadinha”), seja mais fácil, e a que a gordura perdida seja nas zonas que queremos. Mas se continuarmos a ingerir mais calorias do que aquelas que o nosso corpo gasta, rapidamente voltamos a “encher” estas células com nova gordura.
Para além da quantidade de calorias, temos que pensar também na qualidade dessas calorias. Para que o nosso corpo funcione com plena capacidade, para que o nosso sistema digestivo consiga fazer uma correta metabolização da gordura, para que o nosso sistema endócrino consiga produzir os neurotransmissores e hormonas para o correto funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo, há uma serie de micro e macronutrientes que devem estar presentes na nossa alimentação.
Uma outra forma de alterarmos o balanço energético é através da quantidade de energia que gastamos no nosso dia-a-dia. Através da atividade física conseguimos que o nosso corpo gaste as calorias que ingerimos em excesso, levando a que estas não se acumulem. Podemos começar por fazer pequenas alterações no nosso dia-a-dia como subir as escadas em vez do elevador, fazer uma pequena caminhada durante a pausa do almoço. A maioria de nós tem um estilo de vida muito sedentário, passando grande parte do dia sentado, sem grande movimento. O exercício físico para além do gasto energético que proporciona também nos ajuda na regulação hormonal que já falamos,ajudando no melhor funcionamento de todos os sistemas do corpo.
E como é obvio, não nos podemos esquecer da nossa querida água. Se o nosso corpo é composto por 70% de água, não é necessário referirmos a sua importância para o seu melhor funcionamento.
Voltando à questão feita acima, podemos mudar externamente sem mudarmos internamente? Pudemos, mas serão os resultados duradouros? Será saudável para o nosso corpo?
Mais do que pensar no nosso corpo do ponto de vista estético, devemos vê-lo como um veículo para fazermos tudo a que nos propomos, cuidando dele, de uma forma holística. Nas Clínicas Nuno Mendes podemos ajudá-lo a cuidarde si de uma forma completa, integral, sem descuidar de nenhuma das suas partes. Caso necessite de ajuda, não hesite em contactar-nos.