Que alimentos pioram e melhoram a acne?
Nos últimos anos têm sido publicados inúmeros estudos com a finalidade de comprovar se a dieta está relacionada à etiologia da acne. Conclui-se que a alimentação, de facto, pode influenciar o quadro desta dermatose. Sendo um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada um elemento fundamental para uma pele saudável, encontre de seguida alguns exemplos dos alimentos a evitar e os que podem ajudar:
1. Produtos Lácteos
Várias hipóteses sustentam a ligação entre acne e leite, inclusive relativamente às hormonas contidas no leite, bem como alguns dos seus componentes que estimulariam a insulina e o fator de crescimento IGF-1, cuja evolução está associada a um aumento do risco de acne.
Em primeiro lugar, não elimine completamente os laticínios, mas reduza a sua quantidade e observe os efeitos na sua pele. Pode substituir o leite de vaca por leites vegetais (amêndoa, arroz, coco, etc.).
2. Açúcar
Numerosos estudos mostram que o consumo de produtos refinados, como pão branco, doces, entre outros, pode piorar os sintomas do acne devido ao aumento da produção de sebo. Deve então privilegiar o pão integral / cereais / centeio, cereais integrais (massa integral, arroz integral), leguminosas (grão de bico, lentilhas, feijão branco, favas, ervilhas), frutas e legumes que também terão a vantagem de serem ricos em fibras e antioxidantes e frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs).
3. Chocolate: inimigo ou não?
Nenhum estudo atual confirma isto, mas o teor de açúcar e, portanto, o alto índice glicémico podem muito bem ser a causa do feedback do aumento de lesões inflamatórias acneicas. Além disso, alguns chocolates contêm leite. É então preferível o chocolate preto com menos açúcar e sem leite. Além disso, o chocolate amargo contém uma grande quantidade de flavonóides e polifenóis que possuem efeitos antioxidantes permitindo a destruição dos radicais livres impactando diretamente no estado da nossa pele.
4. Gorduras
Nenhum estudo mostra uma ligação direta entre gordura e acne. Por outro lado, os ácidos gordos participariam na redução dos mediadores da inflamação e dos níveis de IGF-1 / insulina, podendo, portanto, auxiliar na melhoria clínica dos sintomas do acne. Assim sendo, é aconselhável comer "gordura boa" - beneficie alimentos com ácidos gordos essenciais como ómega 3 e ómega 6. Prefira peixes gordos que são ricos em ácidos gordos essenciais que ajudam a combater a inflamação em vários sistemas do nosso corpo, incluindo o nosso maior órgão, a pele, como arenque, cavala, sardinha, salmão; frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs), e óleos vegetais (azeite).
5 - Álcool
Embora não esteja cientificamente comprovado que o consumo de álcool causa e/ou agrava a acne, existem alguns indícios que podem ajudar a formar uma opinião sobre o assunto. O consumo de álcool provoca o aumento do nível de testosterona nas mulheres, o que poderia explicar o aparecimento do acne por contribuir na produção excessiva de sebo e, portanto, no desenvolvimento de comedões e lesões inflamatórias. Também terá um efeito no fígado - pode sobrecarregar o fígado com toxinas. Quando estiver sobrecarregado, não será mais capaz de eliminar os resíduos que irão “entupir” o resto do corpo, incluindo a pele.
6 – Nutrientes antioxidantes
Certos alimentos são ricos em nutrientes antioxidantes com efeitos benéficos para a pele, como são exemplo:
-
Vitamina A: óleo de fígado de bacalhau, manteiga, margarina, gema de ovo
-
Vitamina C: frutas e vegetais (em particular frutas cítricas, frutos vermelhos e bagas, cerejas, kiwis), pimentão vermelho
-
Vitamina D: peixes gordos, óleo de fígado de bacalhau, fígado, manteiga, gordura do leite e ovos (gema)
-
Vitamina E: óleos vegetais (soja, milho, girassol, frutos secos, sementes, cereais integrais
-
Zinco: apresenta atividade antimicrobiana e antiandrogénica, elemento muito interessante para o tratamento do acne. É encontrado principalmente em ostras, fígado de vitela, carne bovina, legumes, vegetais verdes e pão integral
-
Selénio: alimentos como frutos secos, peixes e frutos do mar são as melhores fontes de selénio