Psicologia Educacional
O que é a Psicologia Educacional?
A Psicologia Educacional é caracterizada como uma área da psicologia que engloba a aprendizagem e o ensino em diversas vertentes tais como, os mecanismos de aprendizagens nas crianças e adultos (psicologia do desenvolvimento), a eficácia das táticas e estratégias no contexto educacional e também o estudo do funcionamento da instituição escolar enquanto organização (Psicologia Social). Os psicólogos educacionais, em sintonia com os educadores, desenvolvem estratégias de forma a tornar o processo de aprendizagem mais significativo e eficaz para o educando, sobretudo, no que respeita à motivação e às dificuldades de aprendizagem, focando assim, a sua ação, não apenas nas necessidades da criança no contexto escolar, como também nas restantes áreas onde a psicologia escolar/educacional tem impacto.
Atualmente esta área tem vindo a ser desenvolvida, se antes, a população alvo eram essencialmente as crianças e os jovens, hoje em dia a psicologia educacional é transversal a todas idades, uma vez que a educação e a aprendizagem são métodos contínuos e que acompanham o ser humano ao longo de toda a sua vida.
O que faz um psicólogo educacional?
É da responsabilidade do psicólogo educacional a análise da eficácia das estratégias educacionais assim como o desenvolvimento das capacidades das crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem/ insucesso escolar e Necessidades educativas especiais (NEE) e nos adultos, no que diz respeito à gestão das mais diversas áreas da sua vida (profissional, familiar, pessoal). O psicólogo educacional intervém, tal como o psicólogo clínico, nas complicações de cariz emocional e mental, numa perspetiva educacional.
Qual é o principal objetivo da psicologia educacional?
Os principais objetivos passam então pela prevenção das problemáticas assim como intervenção quando necessário, no sentido de minimização da intensidade dos sintomas e até mesmo a sua resolução. O papel do psicólogo educacional no contexto escolar é fundamental dado que, a escola representa um conjunto de dificuldades para as nossas crianças e jovens que merecem toda a atenção, uma vez que são um fator de inibição que pode ser prevenido com a ajuda do profissional. Do mesmo modo torna-se também fundamental a intervenção em todos os contextos que tenham relação com o meio escolar (família, amigos, professores) que acaba por ter um papel fulcral na consolidação dos resultados pretendidos.
Intervenções do Psicólogo Educacional
- Bullying no contexto escolar
- Orientação Escolar e Vocacional
- Estimulação Cognitiva
- Gestão de ansiedade em momentos específicos de avaliação
- Avaliação e prestação de apoio psicológico/ psicopedagógico com alunos com necessidades Educativas especiais
- Dificuldades de aprendizagem
- Motivação para o estudo
- Métodos de estudo
- Estimulação cognitiva
- Educar para viver melhor no sentido de como lidar nos diferentes contextos: familiar, profissional, educativo, emocional e ambiental
- Avaliação e intervenção psicológica (diferentes metodologias que devem ser cuidadosamente selecionadas e adaptadas a cada caso específico - Testes psicológicos padronizados, a entrevista e a observação).