Poros Dilatados, e agora?
Poros Dilatados: Causas, Dicas e Tratamentos
A aparência dos poros dilatados é um assunto muito abordado nas nossas consultas e é algo que incomoda muitos utentes. Antes de mais, é importante salientar que a nossa pele respira através dos poros e, por isso, elesdesempenham um papel vital na sua proteção natural, hidratação e lubrificação. No entanto, o aparecimento de poros abertos ou poros dilatados tem diversas causas que devem ser levadas em consideração. A aparência mais dilatada dos poros pode estar relacionado com o excesso de produção de sebo e existe uma maior probabilidade de ter poros com um aspeto dilatado quando se tem uma pele oleosa ou mais envelhecida.
Causas
A superprodução de sebo, suor e pelo, os fatores hormonais, a transpiração excessiva, a alimentação, a acumulação de resíduos ou células mortas e a ausência ou inadequados cuidados de rotina de limpeza da pelesão algumas das causas para esta condição.
Prevenção
É possível prevenir e minimizar o impacto dos poros dilatados com a rotina diária de skincare (higiene da pele, hidratação e proteção). O termo skincare corresponde aos hábitos diários de cuidados com a nossa pele e existem três passos fundamentais. O primeiro é a lavagem diária e o desafio foca-se em encontrar o produto certo para o nosso tipo de pele, com o objetivo de eliminar os resíduos acumulados, controlar o nível seborreico com ativos como o ácido salicílico e glicólico, mas não em excesso para não ressecar a pele. O segundo passo é a hidratação que deve ser baseada em cremes do tipo “oil free”, sem óleo na composição, do tipo não comedogénicos (que causam a obstrução dos poros). Por último, não devemos esquecer a fotoproteção. O sol pode comprometer a saúde cutânea, ressecando a pele, produzindo mais sebo e, como consequência, há maisprobabilidade de abrir os poros. Para evitar esse e outros problemas de pele, o ideal é usar um protetor solar com fator mínimo de 50 FPS.
Entre os tratamentos/procedimentos com mais resultados podemos enumerar: os peelings mecânicos/físicos/ químicos como o black peel por exemplo, a microdermabrasão, o microagulhamento transdérmico, os lasers e aluz pulsada.
Tratamentos Aconselhados
- Limpezas Intensivas de Pele: peeling fisico/mecânico que promove uma esfoliação profunda, a remoção do extrato córneo da epiderme, potenciando a regeneração celular.
- Peeling Quimico: consiste na aplicação de ácidos simples ou combinados, de concentração variável, com intuito de retirar as camadas danificadas, promovendo o crescimento de uma nova camada, mais lisa e preenchida. Além disso, promove o rejuvenescimento facial.
- Microagulhamento: técnica que induz uma resposta natural do organismo, a cicatrização, com o uso de micro filamentos ajustados em comprimento e profundidade, mediante o objetivo a pele é estimulada a produzir mais colagénio.
- Luz Intensa Pulsada: capaz de reduzir o número de glândulas sebáceas e diminuir a dilatação dos poros.
- Laser Q Switch: promove a restauração da pele, criando um tecido epitelial novo, ocorrendo assim a reconstituição dos poros.
Se o seu objetivo é diminuir a aparência dos poros dilatados, basta colocar as nossas dicas em prática e contactar-nos em caso de tratamento.