O que são os “vasinhos” que vemos nas pernas ou rosto?
É comum surgirem pequenos “vasinhos” pelo corpo, principalmente nas pernas e rosto, podendo também aparecer noutros locais. Mas afinal o que são esses “vasinhos”? Esses vasos chamam-se telangiectasias.
Telangiectasias - o que são e quais as causas?
As telangiectasias são dilatações de vasos sanguíneos menores do que 2mm, visíveis à superfície da pele e que têm uma disposição linear e tortuosa. Quando se “cruzam”podem tomar a forma de rede ou de “aranhas” vasculares. Geralmente apresentam uma cor vermelha ou arroxeada.
Na maioria dos casos, as telangiectasias consistem apenas num problema inestético, no entanto há pessoas que podem apresentar dor, prurido ou sensação de que está a “queimar” nessa zona.
Embora a causa para o desenvolvimento de telangiectasias ainda não esteja totalmente conhecida considera-se haver uma correlação genética. Também podem ser desencadeadas durante a gravidez, com o uso de anticoncecionais orais e por outras alterações hormonais. No rosto, podem estar ainda associadas a patologias como rosácea ou lúpus.
Alguns fatores de risco para o surgimento de telangiectasias são a obesidade, passar longos períodos de pé, sedentarismo e tabagismo.
Como tratar?
Para realizar tratamento é sempre necessário uma avaliação inicial realizada pelo profissional de saúde especializado na área de saúde vascular. Os métodos utilizados para o tratamento das telangiectasias e que temos disponíveis nas nossas clínicas são:
Estes tratamentos requerem várias sessões com espaço de tempo específico.
Como prevenir?
Partilhamos algumas dicas para prevenir o aparecimento de telangiectasias, quer nas pernas quer no rosto:
Os “vasinhos”, denominados por telangiectasias, podem ser tratados e não precisam de ser uma característica que limite a sua vida.