De que forma a Saúde Sexual influencia a nossa vida?
Sendo a sexualidade uma parte importantíssima da vida do ser humano, não é possível descurar esta temática colocando-a em segundo plano, se queremos ter verdadeira qualidade de vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que “A sexualidade é uma energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.” É assim fácil entender que, esta área é muito mais do que coito ou planeamento familiar, antes sim falar de algo que faz parte da nossa essência.
A vivência da sexualidade sofreu uma metamorfose evidente nas últimas décadas, no entanto, ainda não atingimos o pleno. Só teremos uma “borboleta” livre e bela no seu voo, quando todas as pessoas, não tiverem tabus nem preconceitos errados associados, quando não houver desinformação e todos os adolescentes tiverem o devido acompanhamento para as mudanças que se iniciam no seu percurso de vida. Esse acompanhamento deverá antes de mais, iniciar-se com o diálogo familiar e depois necessariamente pelo apoio de profissionais especializados na área da saúde sexual.
Não existe predefinida uma idade mínima ou obrigatória para se iniciar o acompanhamento com o médico especialista, no entanto, é sabido que cada vez mais cedo os jovens iniciam a atividade sexual de forma muitas vezes precoce, assim como o recurso a métodos contracetivos. Nesta sequência, o ideal seria uma avaliação com o profissional, para esclarecimento de toda e qualquer dúvida, desde a explicação do ciclo menstrual, atividade sexual e prevenção de infeções sexualmente transmissíveis (IST), informação sobre quais os métodos contracetivos mais adequados à sua condição física, entre muitas outras temáticas que muitas vezes, não expomos abertamente juntos dos familiares e amigos.
É assim importantíssimo a confiança, credibilidade e empatia que se estabelece com os profissionais que nos acompanham nesta temática tão singela e tão séria como é a nossa intimidade.
Conte com a nossa experiência e profissionalismo para isso, pois “Somos Pessoas, Cuidamos de Pessoas!”