Como pode equilibrar a ansiedade?
O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas. Em condições normais, a ansiedade pode ser útil, na medida em que ajuda a identificar situações de perigo e permite uma melhor preparação para as enfrentar. Quando bem controlada, a ansiedade atua sobretudo como estimulante. Em excesso, a ansiedade causa sofrimento desnecessário. Existem diferentes formas de ansiedade, cada uma delas com sintomas diferentes, sendo as principais as seguintes:
- Doença obsessiva compulsiva;
- Stress pós-traumático;
- Pânico;
- Agorafobia, a ansiedade generalizada, a ansiedade social, a ansiedade da separação;
O que leva à ansiedade?
No presente, a ansiedade é a emoção da “moda”. A maioria da população tem ansiedade, principalmente a geração jovem, habituada a ter tudo sem que lhe falte nada, o que leva à ansiedade, por vezes bastante acentuada. A parte emocional é muito importante, no caso dos jovens que hoje têm tudo, sendo este 'tudo' associado ao materialismo e ao não saber o significado da palavra 'não'.
Nesta fase, na maioria dos casos existe falta de regra e disciplina na forma como se socializam, o que pode impedir que sejam bons alunos e um dia bons profissionais.
Como combater a ansiedade?
Trabalhar as emoções do amor, paz e ajuda ao próximo seria muito benéfico para o seu crescimento mental e espiritual. Ocupar o seu tempo de maneira diferente, de forma a não passar 80% do dia conectado a tecnologias e o restante noutro tipo de lazer que não contribui para o seu crescimento seria importante.
Além disso, os pais deviam passar mais tempo com os filhos, interagindo com eles, ajudando na parte emocional e evolutiva da vida. Dedicarem-se demasiado ao trabalho, levando-o por vezes para casa, leva a situações de stress. Os jovens e crianças não querem isso, mas amor e ajuda emocional.
Para equilibrar a ansiedade e o nosso sistema nervoso, que nos dias de hoje estão sempre bastante ativos, basta terem bons hábitos diários como alimentação saudável, ingestão de água, prática de exercício físico, e práticas de relaxamento como yoga, meditação, reiki, pilates, etc.
Mais artigos
5 Dicas Realmente Eficazes para acabar com o Stress
Psicologia Educacional
Controlar a ansiedade antes de uma apresentação pública
“O stress chegou à vida dos mais pequenos…” – Aprender e Crescer com o Reiki
Para um aconselhamento personalizado entre já em contacto connosco!