Benefícios da Depilação
A depilação consiste na remoção dos pelos do corpo, sendo, ao longo dos séculos praticada por diversas técnicas e métodos.
Atualmente, o método mais recomendado é a depilação permanente a laser, salvo, em caso de contraindicação por parte dapessoa, como no caso de ter epilepsia ou lúpus.
No passado, a saúde estética e o auto-cuidado tinham uma conotação de egocentrismo, vaidade e até era visto como algo fútil. No entanto, à luz da definição de saúde para o ser humano, os planos de auto-imagem e de auto-estima têm vindo a ser mais valorizados e respeitados nas últimas décadas.
Quando uma pessoa se olha ao espelho e não se sente bem com os pelos que tem, a tendência é para esconder o que não se quer mostrar. Quando a situação é, por exemplo, nas pernas, pode ser fácil, mas quando se trata de zonas como o rosto, o impacto é maior. Inevitavelmente, teremos pessoas que se inibem de sair de casa, ou de realizar alguma atividade que implique exposição social, e isto resulta no impacto na saúde mental da pessoa a curto ou médio prazo. O isolamento social começa com pequenas alterações na atividade de vida diária e poderá ir agravando, não estando posto de lado o desenvolvimento de uma depressão, por exemplo.
Quando se inicia o processo de depilação a laser, sabemos que será algo gradual e progressivo, mas o testemunho da maioria é que a partir logo da primeira sessão, é notória a qualidade de vida que se adquire.
Para além da depilação pura, existem outras situações em que a depilação a laser é recomendada como é o caso de foliculites recorrentes, ou por exemplo, quando existem quistos pilosos.
Em suma, seja qual for o impacto dos pelos na nossa vida, o ganho em saúde é sempre real. O mais importante é nós sermos felizes e gostarmos da realidade que vemos sempre que olhamos aum espelho!