A flacidez das mamas
É muito comum sentir a pele mais fina e envelhecida depois de realizar um tratamento de emagrecimento. Isso ocorre porque, ao engordar, a pele sofre uma distensão causada pelo aumento do volume de tecido adiposo, sob a pele. Quando o excesso de gordura é eliminado, as fibras elásticas e o colagénio que dão suporte à pele perdem a sua capacidade de retração, fazendo com que a pele se torne flácida. A flacidez pode ser tecidular (tecido cutâneo afetado) ou muscular (musculatura subcutânea afetada).
Na generalidade dos casos, ambas aparecem associadas. A queda excessiva dos seios, ptoses, deve-se principalmente ao excesso de volume, ainda que também seja frequente após várias gravidezes, provocada pela distensão da pele. As mamas são órgãos formados por tecidos glandulares, gordura e pele. Carecem de suporte ósseo ou muscular e, por isso, a sua fonte de fixação é a pele que as envolve. Isto faz com que, muitas vezes, a pele, por si só, não consiga manter erguidos os seios, especialmente se estes forem volumosos e pesados.
Os fatores que mais influenciam a flacidez das mamas são:
- Envelhecimento: a pele das mamas que é a responsável pela sustentação das mamas,
- perde a elasticidade ao longo do tempo.
- Efeito da gravidade: os ligamentos de sustentação que unem a mama à parede torácica enfraquecem e ficam laxos.
- Gestação: as mamas ficam maiores durante esse período e, consequentemente, a pele estica ainda mais. À medida que as mamas diminuem de tamanho após a gravidez, a pele que estava esticada fica flácida.
- Efeito sanfona: as variações de peso fazem com que os seios aumentem ou diminuam. Isso causa flacidez, pois quando a gordura diminui, resta muita pele para pouco volume.
- Alterações hormonais: também podem modificar o aspeto das mamas. Esse fator é capaz de fazer a mama cair ou, em alguns casos, inclinar para baixo.
- Outros fatores: poluição, tabaco, álcool, má nutrição, infeções e exposição solar.
Mais artigos
Celulite: a principal causa é ser mulher
Aleitamento Materno
Oscilação hormonal na gravidez