5 casos em que a Drenagem Linfática a pode ajudar
A Drenagem Linfática é uma técnica específica representada por um conjunto de manobras indolores que seguem o trajeto do sistema linfático. Tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa, visando drenar o excesso de líquido do interstício celular, restaurando o equilíbrio e a capacidade de transporte da rede linfática. Os movimentos são suaves, lentos e calmos. Apresentamos-lhe 5 casos em que a drenagem linfática traz benefícios.
- REDUZ retenção de líquidos e melhora a circulação
Após longos períodos sem atividade física, como uma longa viagem ou por mobilidade reduzida, a circulação periférica tende a estagnar provocando edema, principalmente nos membros. Doenças inflamatórias como, por exemplo, a artrite, muitas vezes resultam em articulações edemaciadas. Este problema também pode ser atenuado com a drenagem linfática.
- Pós-cirurgia
Numa cirurgia, a fase de pós-operatório é fundamental para se alcançarem os resultados. A drenagem linfática tem imensa importância para o sucesso da cirurgia, por ter a capacidade de diminuir o processo inflamatório causado pelas cirurgias e potenciar um melhor processo de cicatrização.
- GRAVIDEZ E PÓS-PARTO
Muitas vezes as grávidas sofrem com retenção de líquidos e dificuldades circulatórias por alterações fisiológicas, anatómicas e hormonais. A drenagem linfática é o tratamento certo para aliviar esse desconforto, especialmente nos membros inferiores. Além disso, no pós-parto, a drenagem também se torna crucial para eliminar o edema pós-natal localizado a nível abdominal.
- Ajuda a diminuir a celulite
O processo de formação do fibro edema gelóide, comumente chamada de “celulite”, tem origem numa inflamação dos tecidos subcutâneos e esta é causada por dificuldades circulatórias e/ou acumulação de toxinas, principalmente nos membros inferiores. A drenagem linfática irá atenuar e trazer benefícios.
- Recuperação pós-exercício
Por todos os benefícios já mencionados, a drenagem será uma grande aliada na recuperação muscular e eliminação de toxinas acumuladas pós-exercício, principalmente nos que exigem um grande esforço por parte do organismo.