Análises Clínicas

O que são as Análises Clínicas?

As Análises Clínicas são um meio complementar de diagnóstico para prevenção, vigilância e prognóstico de diversas patologias. 

Como são as Análises Clínicas?

As Análises Clínicas consistem na recolha de produtos biológicos (como por exemplo sangue, urina e fezes). Para as colheitas de sangue, dispomos de um dispositivo inovador, o VeinLite LED, que nos possibilita uma melhor visualização do trajeto das veias, facilitando assim o processo de colheita (incluindo nos casos de acessos venosos periféricos mais difíceis). As análises podem ser realizadas com ou sem prescrição médica. Dispomos também de acordos com o Sistema Nacional de Saúde e todos os subsistemas de saúde.

 

Que casos clínicos cuidamos?

 Check-up Genérico;
 Check-up Renal;
 Check-up Hepático;
 Check-up Lipídico;
 Check-up Gravidez;
 Check-up Tiróideo;
 Check-up Diabético;
 Check-up Cardiovascular;
 Check-up Reumático;
 Check-up Prostático;
 Check-up Pré-menopausa;
 Check-up Anemia;
 Check-up Hepatite e HIV;
 Intolerância à lactose;
 Intolerância ao glúten;
 Outras Intolerâncias alimentares.

Qual é o resultado que pode esperar?

Após a obtenção da amostra pretendida, de forma indolor e segura, pretende-se uma rápida aquisição de resultados que posteriormente são enviados por e-mail e sms, estando também disponíveis para levantamento presencial. 

 

Dúvidas Frequentes

Não. Por exemplo: hemograma, HgA1c, INR não necessitam de jejum. No entanto, se antes realizar uma refeição rica em gorduras, estas podem interferir no doseamento das análises.

Depende das análises prescritas. Usualmente, 8 horas são suficientes, embora para análises ao colesterol e triglicerídeos sejam recomendadas 10 e 12 horas de jejum, respetivamente. Não deve, nunca, ultrapassar as 12 horas de jejum.

Sim, especialmente os triglicéridos e colesterol, uma vez que as bebidas alcoólicas contêm elevado teor de gorduras.

Sim, desde que cumpra com os requisitos de recolha: pelo menos 3 horas sem urinar, higiene íntima prévia, uso de recipiente apropriado e transporte ao laboratório em corretas condições.

Sim, caso seja diabético insulino-dependente. Nos nossos postos de colheita, desde que se identifiquem como tal, todos os diabéticos insulino-dependentes têm prioridade de atendimento. O mesmo acontece às grávidas, crianças até aos 6 anos ou utentes com pedido de análises especiais.

Não. Apenas significa que, no local da punção, houve um ligeiro extravasamento de sangue pela veia que foi puncionada. Este facto pode acontecer devido ao pequeno calibre da veia, pressão interna do sangue elevada, toma de anticoagulantes, pouca compressão após punção ou esforço físico do braço após colheita. Este sangue será absorvido naturalmente pelo organismo, sem consequências.

As análises clínicas são, atualmente, um importante meio complementar de diagnóstico, tendo surgido com o intuito de ajudar a esclarecer determinada sintomatologia. Mais tarde, foram aplicadas de forma preventiva para deteção precoce de patologias, sendo úteis em patologias cujos sintomas só se verificam numa fase mais tardia.

CONSULTAS ONLINE CONSULTAS ONLINE
Marque agora a sua sessão!