Pão: Amigo ou Vilão?

Pão: Amigo ou Vilão?

Apesar de consumido há inúmeras décadas e acessível à maioria das carteiras da população portuguesa, o consumo de pão tem vindo a diminuir nos últimos anos. Tal está associado à convicção de que este engorda e que o seu teor em sal o torna um alimento prejudicial à saúde.

Tipos de pão

Do ponto de vista nutricional, e de acordo com os verdadeiros entendidos na área, este alimento não é só uma excelente fonte de energia, mas também uma fonte muito importante de nutrientes fundamentais como vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Quanto mais escuro, mais saudável, pois menos processado é, e por isso mais nutrientes e fibra contém, que reduzem o risco de doenças como a diabetes de tipo 2, doenças cardiovasculares ou cancro do cólon.

 

O pão é um alimento muito completo e fácil de ser incluído ao longo do dia, todos os dias.   A quantidade consumida por dia deve ser sempre ajustada a cada pessoa, tendo em conta a idade, o peso e a actividade física.

O mito que ouvimos frequentemente de que ‘’o pão engorda’’ não passa disso mesmo, de um MITO. Se analisarmos o seu valor calórico , ele não é tão elevado quanto isso, por exemplo, um pão de 50g tem aproximadamente 140kcal que corresponde a aproximadamente 5 bolachas Maria, salientando que o pão é, por norma, composto por água, farinha, sal e algum tempo de fermentação, enquanto que tudo que seja embalado, para além da farinha e do sal, tem sempre na sua composição açucares e gorduras adicionados.

Relativamente ao teor em sal, este tem vindo a ser reduzido desde 2010, apresentado neste momento valores aceitáveis.

Em suma, o pão, tal como todos os alimentos, quando consumido com moderação, não leva ao aumento de peso, podendo até ser um bom aliado numa alimentação saudável e equilibrada.

 

Se tem dúvidas, peça ajuda, procure um nutricionista, entre já em contacto connosco!

 

Mais artigos

5 Dicas para uma refeição de sushi saudável

Benefícios Nutricionais do leite

Como reduzir ou substituir o sal de adição

Como escolher o Azeite ideal

7 Questões sobre Café

Alergia alimentar ou Intolerância Alimentar?

Dê uma resposta