Como reduzir ou substituir o sal de adição

Como reduzir ou substituir o sal de adição

Como reduzir ou substituir o sal de adição

Números da Hipertensão arterial

Em termos alimentares, o sal é mesmo o grande vilão, por isso, damos-lhe algumas opções para substitui-lo. O recomendado pela OMS é o consumo de 5g/dia por pessoa…em Portugal consomem-se aproximadamente 7,3g por dia.

Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que a hipertensão arterial afeta cerca de 1,13 biliões de pessoas em todo o Mundo. A hipertensão arterial é definida como a elevação da Tensão Arterial Sistólica acima de 140 mmHg ou diastólica acima de 90 mmHg. Em Portugal atinge cerca de 26,9% o que equivale a cerca de 3 milhões de pessoas..

O que pode usar em alternativa ao Sal de Cozinha tradicional?
Ervas aromáticas

As ervas aromáticas são uma forma simples de reduzir e é preconizada como medida de controlo da pressão arterial. As diferentes ervas aromáticas têm diferentes aplicações nas preparações culinárias. Os teores de sódio das ervas aromáticas são quase negligenciáveis, rondando os 0,03 – 0,3mg/1g. Tanto a Associação Portuguesa de Nutrição como a Direção Geral de Saúde lançaram recentemente e-books com a definição das características nutricionais e aplicações culinárias das diferentes ervas aromáticas que pode consultar gratuitamente em: Aromatizar Saberes  e em ERVAS AROMÁTICAS – UMA ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DO SAL NA ALIMENTAÇÃO DOS PORTUGUESES

Salicórnia

A salicórnia é uma planta que se forma na primeira fileira próxima da água e, embora possua sódio na sua composição,  a quantidade é bastante reduzida em relação ao sal tradicional. Embora todas as suas formas tenham teores reduzidos de sódio, sua forma fresca possui os teores mais baixos comparativamente à sua forma comercial seca ou em pó. Assim ao passo que 1g de sal possui 400mg de sódio, 1g de salicórnia fresca possui possui…13 mg de sódio!!

Sal Liquido

É uma forma prática de reduzir o sódio da alimentação. Este é pulverizado no alimento em vez de adicionado e possui apenas 110mg de sódio por 1ml (quase 4x vezes menos). Além disso, poderá ter outros minerais acoplados na sua composição como o magnésio e o potássio.

Sal light

Trata-se de uma mistura de cloreto de sódio com cloreto de potássio na razão de 50\50. Por esse mesmo motivo , a quantidade de sódio é cerca de metade do sal de cozinha tradicional (200mg\1g).

Sal dos Himalaias

Para além do Sódio, este possui cerca de 80 tipos de minerais na sua composição. Este facto faz com que a quantidade de sódio ronde os 230 mg por cada grama de sal também substancialmente inferior ao sal de cozinha.

Mais artigos

Como escolher o azeite ideal

Alergia Alimentar ou Intolerância Alimentar?

8 Mitos nutricionais que a ciência desmistificou

Siga-nos no Facebook

2 Comentários

Dê uma resposta