Vamos Normalizar as Estrias?
Vamos Normalizar as Estrias?
A busca pela perfeição sempre foi um objetivo que muitos procuram. Quantos de nós não sonham em ter uma pele perfeita ou corpo ideal?! Este desejo é cada vez mais comum, tanto em homens e mulheres de diferentes faixas etárias. A sociedade exibe como padrão de beleza uma pele jovial, luminosa, sem marcas ou imperfeições e um corpo atlético.
Apesar de serem muito frequentes, as estrias ainda não se encaixam neste padrão de beleza. Mas afinal o que são as estrias?! As estrias são cicatrizes que surgem de um estiramento da pele, rompendo as fibras de colagénio e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. Normalmente resultam de uma rápida mudança de peso, gravidez, obesidade, certas condições endócrinas, fármacos ou alongamento mecânico cutâneo. Podem surgir em mulheres ou homens de qualquer faixa etária, porém são mais comuns durante a puberdade e gravidez, pois são nestes períodos que existe maior influência dos fatores hormonais, bem como, a alteração de peso e de medidas. Regularmente provocam sulcos inestéticos ou “linhas” na pele, cuja localização é mais habitual nas mamas, abdómen, coxas e glúteos. Estas lesões indesejáveis podem causar grande preocupação estética, bem como, alterações psicológicas e baixa autoestima. De acordo com a sua coloração, podem ser categorizadas como lesões recentes ou antigas. As recentes são normalmente de cor rosada/avermelhada/arroxeada, enquanto que as antigas têm um aspeto mais branco/amarelado. A coloração rosada deve-se ao processo inflamatório ainda existente no local, o que se traduz num melhor prognóstico. Já a coloração branca deve-se à ausência de processo inflamatório e a consequente atrofia dos melanócitos (diminuição da produção de melanina) que são responsáveis pela pigmentação da pele.
Se sente algum desconforto com o aspeto das suas estrias, temos boas noticias… Apesar de não existir uma solução “mágica” para as estrias, atualmente já dispomos de tratamentos que têm como objetivo regenerar e reparar a pele que minimizam significativamente o seu aspeto.