Vacina da gripe: Tudo o que deve saber!
Para que serve a vacina da gripe?
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma doença contagiosa sendo uma das doenças mais frequentes que atinge sobretudo o aparelho respiratório. A vacinação é, assim, a principal forma de prevenção contra a gripe e as suas complicações em pessoas vulneráveis. A vacina leva a que o nosso corpo desenvolva anticorpos cerca de duas semanas após a sua administração protegendo-nos contra os vírus presentes na vacina do ano em questão.
Quem deve tomar a vacina da gripe?
Esta está recomendada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos seis meses de idade), grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
Onde está disponível a vacina da gripe?
A vacina da gripe é gratuita e está disponível nos centros de saúde para alguns grupos de risco como os que apresentam idade igual ou superior a 65 anos, residentes ou internados em instituições e doentes crónicos como os portadores de diabetes ou que realizam diálise. No entanto, quem não está abrangido pela vacinação gratuita pode na mesma comprá-la nas farmácias e beneficiar de comparticipação com prescrição médica. Nestas situações podem recorrer a outros locais para a sua administração como as nossas clínicas. Mas, antes de ser vacinado, deve ter em atenção e falar com o médico se for alérgico a ovos (a maior parte dos tipos de vacina da gripe contém uma pequena quantidade de proteína do ovo) ou se já teve alguma reação alérgica grave à vacina da gripe não sendo assim recomendada.
Vou ficar imune à gripe depois da toma da vacina?
O período de vacinação inicia em outubro e, idealmente, os grupos de risco devem estar vacinados até ao final do ano. No entanto, mesmo após a toma da vacina, é possível ter gripe, dependendo de alguns factores como a idade, estado geral de saúde e se os vírus presentes nessa vacina desse ano não coincidirem completamente com os vírus dessa época de gripe. Apesar disto, mesmo que a gripe surja não deverá ser tão grave como se não tivesse tomado a vacina.
Com a toma da vacina há também a ideia errada que a pessoa pode ficar com gripe através da vacina mas o que pode acontecer é surgirem alguns efeitos que “imitam” os sintomas da gripe ou constipação podendo causar febre ligeira, náuseas e inchaço ou dor no local de administração da vacina.
Por último, é importante salientar que a vacina da gripe deve ser feita anualmente, uma vez que os vírus da gripe estão em constante mudança.
Mais artigos
É seguro fazer depilação a laser no Verão? Connosco SIM!
Depilação a Laser: O que pode fazer em casa?
Depilação a laser: qual o laser mais eficaz para o seu tipo de pele?