Quisto pilonidal e Depilação Permanente a Laser
O quisto pilonidal é uma inflamação na pele ou no tecido subcutâneo, provocada por pelos encravados na região sacral acima das nádegas, sendo que, em 80% dos casos, ocorre no sexo masculino, desde adolescentes a jovens adultos. Entre os fatores predisponentes podemos destacar as alterações hormonais, foliculites, pressão diária constante na região, atrito e calor em excesso. Todas estas situações podem induzir à formação de pelos encravados, aumentando a probabilidade de desenvolver um quisto.
Descrito como quisto dermoide, este é um processo crónico, inflamatório e doloroso que ocorre na segunda camada da pele (a derme), normalmente benigno, em formato de “bolsa” que contém no seu interior folículos pilosos completos, restos celulares, queratina, sebo e pele. Este conteúdo, quando não secretado naturalmente, gera um abcesso pilonidal (nódulos cutâneos avermelhados) e gera um processo inflamatório clássico com rubor, calor localizado, edema e dor, que maioritariamente, mas não exclusivamente afeta a área da fenda interglútea e região do sacro e cóccix.
O tratamento “clássico” segue normalmente um grau crescente de gravidade e de invasão e vão desde a antibioterapia e drenagens até à cirurgia. A técnica cirúrgica mais utilizada prevê uma cicatrização por segunda intenção que é quando a ferida fica aberta e se fecha de dentro para fora, de forma natural sem recurso a sutura com pontos, o que mesmo assim não impede recidivas e está associada a períodos médios/longos de recuperação de grande sobrecarga orgânica, física e emocional.
Como métodos preventivos ou como coadjuvantes, seja pré ou pós cirurgia, os tratamentos com recurso à terapia laser já estão comprovados em uso clínico, minimizando o risco de desenvolver o problema ou potenciando o processo de cicatrização. Os objetivos centram-se na diminuição/eliminação do pelo através da Depilação Permanente do Pelo e na aplicação do Laser de Baixa Intensidade com função de bioestimulação do processo de cicatrização.
Nas Clínicas Nuno Mendes, o tratamento do quisto pilonidal envolve uma visão holística, centrada na prevenção e no bem-estar geral do utente, por isso, o foco está em gerir o processo de prevenção para minimizar os efeitos de gerir o processo de cura.