Os bebés precisam de massagem?
A massagem, desde os primórdios da nossa civilização, é tida como um recurso terapêutico que tem efeitos comprovados sobre os sistemas nervoso, osteoarticular, muscular e cardiopulmonar. No entanto, os estudos publicados refletiam apenas os efeitos que esta prática tem nos adultos. Esta realidade mudou nos últimos 15 anos, emque a comunidade científica já se tem dedicado a estudar os benefícios da massagem para o bebé.
No Oriente, a massagem para bebés já faz parte do quotidiano há muitos anos e é incluída na rotina diária. Esta técnica foi trazida para o Ocidente, pelo médico obstetra francês Frédérick Leboyer, na década de 70, quando este realizou uma viagem à Índia e observou uma mãe, numa das ruas pobres de Calcutá, a massajar o filho. O Dr. Leboyeraprendeu, fotografou e investigou a técnica acabando por escrever o livro “Shantala: Uma arte tradicional – Massagem para bebés”. O nome de massagem Shantala surge como homenagem à mãe indiana que lhe ensinou a técnica.
Após a difusão da massagem Shantala, vários investigadores começaram a estudar os reais benefícios da massagem para bebés. Para além de promover o relaxamento e a serenidade ao bebé com a melhoria dos padrões de sono, elevando as hormonas anti-stress (como a serotonina e a oxitocina), esta massagem estimula os sistemas: circulatório, linfático, digestivo, imunitário, respiratório, nervoso, vestibular (coordenação e equilíbrio) e músculo-esquelético. Também favorece a integração sensorial e a consciência corporal e mental, desenvolvendo a linguagem e as capacidades de aprendizagem. A massagem pode ainda aliviar as dores de cólicas e de gases, da dentição e o muco em excesso para além de hidratar a pele.
Verificou-se, igualmente, que a massagem Shantala melhora o vínculo de pais e filho através da melhor compreensão do bebé, conhecendo as suas singularidades, criando tempo de qualidade, e aumentando a empatia. Comprovou-se, também, que os pais que efetuam esta massagem diariamente aos seus bebés tornam-se mais confiantes em relação à parentalidade e que também relaxam durante a massagem.
Esta massagem pode ser realizada desde a primeira semana até aos cinco ou seis anos, preferencialmente sempre à mesma hora, criando uma rotina e um ritual para o bebé, num ambiente calmo e relaxante e não demora mais que 30 minutos.
Nas Clínicas Nuno Mendes, dispomos da Massagem para bebés em que utilizamos diversas técnicas integradas específicas para os mais pequenos. O nosso método ajuda nas cólicas abdominais, algias da dentição e na dificuldade em dormir à noite.