O que a depilação a laser pode fazer pela minha pele?
“O que a depilação a laser pode fazer pela minha pele?”
A depilação a laser é um tratamento procurado por aqueles que, não só procuram a estética e bem-estar, mas também a higiene e saúde pessoal. Deste modo, pode ser aplicado quer no sexo feminino como no sexo masculino. Este procedimento, tem como principal objetivo a remoção permanente do pelo, sem que haja qualquer tipo de lesão do foro dermatológico. Neste momento, as Clínicas Nuno Mendes têm disponível a tecnologia de um sistema de crioterapia como complemento à depilação a laser, conferindo uma maior sensação de conforto e estabilidade da pele. Existem alguns cuidados que se têm de ter em consideração antes e depois do tratamento para que não haja efeitos colaterais, nomeadamente: fazer uma boa hidratação na pele, precaver a aproximação de fontes de calor e exposição solar excessiva, restringir a prática de exercício físico intenso no dia do tratamento e aplicar protetor solar nas zonas mais expostas.
Para além da vertente estética, a remoção permanente do pelo, pode representar estabilidade em termos de saúde. Nas Clínicas Nuno Mendes tratamos vários utentes possuidores de doenças em que a depilação a laser pode ser uma ótima resposta. É o caso do hirsutismo: uma patologia em que há excesso de pelos em determinadas zonas do corpo de uma mulher coincidentes com as dos homens, devido a um descontrolo hormonal. A maioria das mulheres procura soluções para o excesso de pilosidade que, muitas vezes, causa desconforto e reduz a autoestima.
Por outro lado, é ainda usual o aparecimento de casos de hipertricose que se manifesta pelo crescimento excessivo de pelos em qualquer zona do corpo tanto no homem como na mulher, devido a alterações genéticas ou poderá ter origem em características étnicas.
Ainda sobre patologias dermatológicas ligadas ao crescimento folicular excessivo, a foliculite é um outro exemplo em que o laser pode ajudar na redução de pelos encravados. Este problema é geralmente provocado por uma bactéria ou fungo manifestando-se através do aparecimento de borbulhas vermelhas ou pústulas (espinhas com matéria). A utilização de roupa justa, depilação com cera e excesso de suor, são as principais causas desta doença
Por sua vez, destacamos ainda a hidradenite superativa que é uma doença crónica recorrente da pele, que se localiza geralmente em zonas de fricção e irritação (axilas e virilhas), provocada pela oclusão dos canais excretores de suor e acumulação de bactérias. Surgem nódulos inflamados que acabam por drenar pus, dando origem a cicatrizes e fistulas que poderão interferir na qualidade de vida do utente e a solução passa pela intervenção cirúrgica, na maior parte dos casos. Neste caso, a depilação permanente a laser contribui para a eliminação do pelo reduzindo a probabilidade da inflamação e infeção do mesmo.
Por último, a salientar ainda um outro problema de saúde que pode ser tratado pelo nosso tratamento - a queratose. Trata-se de uma alteração da pele, provocada pela produção excessiva de queratina, que fica acumulada nos folículos pilosos, levando ao aparecimento de bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele. Nesta patologia, a depilação permanente a laser vai atuar diretamente nos folículos pilosos, fazendo-os diminuir e, consequentemente, irá melhorar o aspeto da pele lesionada, ficando mais lisa, homogénea e cuidada.
Em suma, a depilação permanente com Laser trata-se de um tratamento seguro, eficaz e pode ajudar em diversos problemas de saúde. Esta técnica tem uma grande capacidade de rejuvenescer a pele, em alguns casos elimina texturas indesejadas, reduz inflamações e pelos encravados, contribuindo, desta forma, para uma pele mais saudável.