Mitos e Verdades sobre a Celulite
Mitos e Verdades sobre a celulite
As mulheres têm mais celulite que os homens? VERDADE.
A celulite aparece como uma espécie de efeito colateral das concentrações hormonais no corpo humano. Mais concretamente o estrogénio (hormona sexual feminina), responsável por direcionar a gordura que se vai formando para zonas como seios, coxas e ancas, diferenciando o corpo feminino do masculino. Além disso, há estudos que apontam o estrogénio como o principal culpado por debilitar o sistema venoso e linfático, favorecendo a retenção e as alterações circulatórias. Tudo isto favorece o aparecimento de celulite e torna-a um problema inerente à fisiologia e anatomia feminina.
O exercício ajuda? VERDADE.
O exercício ajuda, apesar da celulite ser uma patologia inerente à mulher. Há sempre algumas atitudes preventivas que podemos fazer para melhorar e/ou atrasar o seu aparecimento e o exercício físico é uma delas. Se fizermos exercício vamos queimar gordura (e temos menos para ser acumulada nas coxas) e vamos melhorar a circulação - outro dos fatores preponderantes na formação da celulite.
Só tem celulite quem tem excesso de peso? MITO.
O excesso de peso pode ser um fator desencadeante ou agravante mas não é determinante no desenvolvimento da celulite. A obesidade é acumulação de células de gordura sem ordem nem forma definida. Não causa as mesmas alterações na pele, nem está dependente de fatores hormonais e da circulação. Esta distinção é importante, pois, em consequência desta confusão, a mulher com celulite procura perder peso e nem sempre é esse o caminho.
Certos alimento ajudam? VERDADE.
A dieta pode ajudar, principalmente se o objetivo for prevenir. Manter a hidratação, bebendo muita água e ingerir alimentos com alto teor em água, pode ajudar. Além disso devem evitar-se alimentos muitos salgados, refrigerantes e álcool, que aumentam a retenção.
Os cremes são suficientes para tratar a celulite? MITO.
Apesar de todas as suas propriedades, ainda não está provado cientificamente que os cremes possam ajudar a reduzir a celulite. Há alguns estudos, apesar de limitados, que falam de cremes com ingredientes como cafeína, gengibre e chá verde, podem ajudar, mas este tema ainda carece de pesquisa.
Intervenções cirúrgicas ajudam no combate à celulite? MITO.
Em casos de celulite, a solução não deve passar por ser cirúrgica. Na verdade, a lipoaspiração pode até mesmo tornar a distribuição de gordura nas coxas mais desigual, tornando a sua aparência ainda pior. Além disso não trata os problemas que a celulite causa ao nível da pele.
Procedimentos não invasivos ajudam no combate à celulite? VERDADE.
Radiofrequência, endermologia, drenagem manual e mecânica, ondas de choque e lasers têm-se provado bastantes eficazes em reduzir a aparência da celulite, pois conseguem tratar as várias causas. Os resultados não duram para sempre, mas com manutenções e controlando todos os fatores controláveis, como alimentação e exercício, podem realmente ser um dos melhores aliados nesta luta feminina.