Importância da Ginástica Abdominal Hipopressiva na Incontinência Urinária
Importância da Ginástica Abdominal Hipopressiva na Incontinência Urinária
A ginástica abdominal hipopressiva consiste num conjunto de posturas associadas a movimentos respiratórios específicos, que provocam uma queda na pressão intra-abdominal. Esta constituí um tipo de exercício com inúmeras vantagens, nomeadamente, a redução do perímetro abdominal, a redução da dor lombar, a melhoria da postura e do equilíbrio, a melhoria da função sexual, a melhoria da função pulmonar, o aumento do rendimento desportivo e a prevenção e tratamento de prolapsos de órgãos pélvicos. Para além disso, estão comprovados os inúmeros benefícios da sua utilização no âmbito da prevenção e tratamento da incontinência urinária.
A incontinência urinária consiste na perda involuntária de urina, que pode ocorrer em diferentes contextos da vida diária de uma pessoa, estando, muitas vezes, associada a uma perda da tonicidade da musculatura pélvica. É neste aspeto que a ginástica abdominal hipopressiva surge, ajudando de forma significativa a uma resolução desta patologia.
Para melhor perceber o seu benefício convém compreender que a musculatura pélvica constituí o suporte de todos os órgãos abdominais, sendo por isso essencial na promoção da continência e da estabilidade dos mesmos. Assim, a perda da sua tonicidade, que pode ocorrer em situações de pós-parto, mas também devido ao decaimento hormonal caraterístico na mulher com o aproximar da menopausa, está associada ao surgimento da incontinência urinária. Isto verifica-se porque só uma musculatura com a força, tonicidade e flexibilidade adequada é capaz de contrair e relaxar, mantendo a sua funcionalidade.
Assim sendo, a ginástica abdominal hipopressiva ao constituir um método excelente para tonificar os músculos abdominais e pélvicos surge como um tratamento não invasivo de extrema relevância para a resolução da incontinência urinária.