É seguro fazer depilação a laser no Verão? Connosco SIM!
Atualmente, a depilação a laser é um dos métodos mais procurados pelas pessoas para a remoção dos pelos. Isto verifica-se, não só por uma questão de estética, mas, também, por dar resposta a algumas patologias e pelo bem-estar que proporciona.
A depilação a laser NÃO é definitiva
Estima-se que possa haver uma redução de pelos até cerca de 80%. Após essa primeira fase, é necessária uma manutenção de, pelo menos, 1 a 2 vezes ao ano para manter os locais tratados quase sem pelo, com a salvaguarda de que cada pessoa tem as suas particularidades.
Primeiramente, e para um melhor entendimento, é necessário entender que o ciclo de crescimento do pelo passa por diferentes fases, sendo a primeira delas a fase anágena.
Esta fase é a ideal para a realização da depilação, uma vez que é a fase de formação e crescimento do pelo. Nesta altura, ocorrerá a maior concentração de melanina no bolbo piloso.
Desse modo, e uma vez que o mecanismo do laser tem como alvo a melanina e a fototermólise seletiva, haverá a destruição da estrutura do pelo.
O Laser Alexandrite
Sendo assim, o Laser Alexandrite (comprimento de onda 755nm), será mais eficaz e desprovido de efeitos secundários, caso a pessoa apresente pele clara e pelo escuro. Quando se fala de efeitos secundários, estes passam por alterações na pigmentação, queimaduras e cicatrizes.
A cor da pele resulta da presença de pigmentos como a hemoglobina, carotenoides e a melanina. A quantidade de melanina produzida pelos melanócitos são o principal fator da pigmentação cutânea. Por isso, a principal função da melanina é a proteção do ADN da ação prejudicial da radiação solar, absorvendo e difundindo os raios ultravioletas.
Ou seja, o aumento da produção de melanina após a exposição aos raios ultravioleta é uma resposta de proteção dos melanócitos e queratinócitos.
Se no verão temos uma maior produção de melanina, alvo de atuação do Laser Alexandrite, será seguro fazer a depilação a laser?
Sim, é possível realizar a depilação a laser com segurança no verão, uma vez que estamos munidos de equipamentos de laser Nd:Yag.
Este laser é eficaz nas tonalidades de pele mais escuras e nas peles com maior produção de melanina, uma vez que tem um comprimento de onda maior (1064nm). Através disso, o Laser Nd:YAg atinge mais profundamente os tecidos é seguro em peles mais escuras, devido às suas características.
No entanto, é importante salvaguardar que, apesar de ser um procedimento mais seguro para este tipo de peles, deve evitar-se a exposição solar 3 a 5 dias antes e depois da sessão de depilação a laser e utilizar protetor solar, de forma a evitar qualquer tipo de complicação. Cada caso é avaliado individualmente.
Saiba mais sobre o nosso tratamento de Depilação a Laser.
Nas Clínicas Nuno Mendes temos todos os especialistas disponíveis para a/o ajudar e para satisfazer as suas necessidades. Tem dúvidas? Gostaria de obter mais informações? Contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar.