É possível perder gordura localizada sem cirurgia?
A resposta é sim, esteja ela localizada na barriga, braços ou pernas!
Na nossa alimentação, ao consumirmos mais energia do que aquela que usamos diariamente, os adipócitos entram em ação. Por outras palavras, as células armazenam a gordura dos alimentos (lípidos e triglicéridos) com o objetivo de a transformar em energia, para a usar quando precisamos. No entanto, a gordura pode ser diferente de pessoa para pessoa. O tecido adiposo pode estar em forma de gordura visceral (aquela que envolve os órgãos) ou gordura subcutânea à qual, geralmente, chamamos gordura localizada. Esta pode acumular-se em zonas diferentes do corpo, tendo em conta fatores genéticos e também de género. Num formato de corpo “pêra” (ou ginóide), tende a acumular-se nos glúteos e coxas, ao passo que num corpo “maçã” (andróide e tipicamente masculino), acumula-se mais na zona abdominal. O grande problema para perder gordura localizada acontece pelo facto de existir uma maior diferença de recetores para impedir a utilização de gordura do que para a utilizar.
Então, qual a melhor forma de perder gordura localizada?
O exercício físico é uma prioridade, pois estimula a produção de recetores que utilizam a gordura. Contudo, não é possível perdê-la treinando só essa zona do corpo. Por exemplo, não é apenas com abdominais que eliminamos a gordura abdominal. Primeiro, esta tem de ser decomposta em glicerol e ácidos gordos livres, que depois entram na corrente sanguínea. Assim, a gordura que é metabolizada para ser utilizada como energia durante o exercício físico pode vir de qualquer parte do corpo, não apenas da área que estamos a exercitar. Neste sentido, uma corrida é muito mais eficaz para eliminar gordura abdominal que cem abdominais por dia, porque o exercício cardiovascular é muito mais eficiente na queima de calorias. Relativamente à alimentação, a lógica é exatamente a mesma. Não podemos escolher o local onde perdemos gordura, mas, através de uma dieta hipocalórica adequada e associada ao exercício cardiovascular, podemos reduzir a quantidade de gordura corporal.
Existem ainda tratamentos estéticos não invasivos e indolores, cada vez mais avançados, que facilitam todo o processo de perda de gordura localizada. São utilizados recursos que provocam a alteração do tamanho do adipócito, assim como a sua remodelação e/ou mesmo a sua “morte”, facilitando a sua eliminação do organismo. Estas técnicas aliadas a um estilo de vida saudável, anteriormente descrito, são formas de obter bons resultados, sem efeitos secundários indesejados.
Para perceber quais as técnicas mais adequadas ao seu corpo, é necessária uma avaliação detalhada, realizada por um profissional de saúde especializado, de forma a definir qual o plano de tratamento que mais se adequa às suas necessidades. Descubra tudo sobre o nosso tratamento de Lipoescultura Intensiva Não Cirúrgica para perder a gordura localizada que deseja.
Ana Margarida Barbosa
Departamento de Saúde Estética Intensiva Clínicas Nuno Mendes
Nas Clínicas Nuno Mendes temos todos os especialistas disponíveis para a/o ajudar e para satisfazer as suas necessidades. Tem dúvidas? Gostaria de obter mais informações? Contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar.