Controlar a ansiedade antes de uma apresentação pública
Dicas importantes
A ansiedade antes de um evento importante é natural, e até benéfica, pois orienta-nos para uma melhor concentração e um melhor foco, no sentido de controlarmos todas as situações que possam colocar em causa o sucesso desse evento.
A ansiedade torna-se prejudicial quando o medo de falhar cresce em demasia, afetando de forma negativa o processo necessário à preparação desse evento. Crie uma estrutura lógica (fluida e encadeada) da informação que quer transmitir e mantenha-a organizada até ao dia da apresentação. Quanto maior a organização, maior vai sendo a consistência do que se pretende apresentar e menor o espaço para que a ansiedade se apodere. Relativize os medos associados ao evento. Os medos relativos ao que as pessoas possam achar do nosso discurso, da nossa apresentação ou da nossa atitude em apresentação são um dos fatores mais comuns geradores de ansiedade. Na verdade, pense nos seguintes pontos:
- É um tema que domina?
- A plateia tem interesse no tema, certo?
- Se procuram é porque sentem que não sabem tudo sobre o tema, ou porque têm dúvidas relativamente ao que sabem. O que vai partilhar será então, à partida, uma mais-valia para quem está a assistir, certo?
- Relativamente às expectativas prévias da plateia sobre o que vai acontecer, é algo que poderá contornar, passando, por exemplo, questionários de satisfação, abrindo espaço para sugestões no final, para que possa melhorar alguns aspetos na próxima apresentação.
Converse com alguém sobre o tema como forma de preparar a apresentação. A tendência é de treinar a apresentação, imaginando um monólogo e, desta forma, a ansiedade dispara com a hipótese de o público intervir de alguma forma. Ao conversar com alguém sobre o tema abre espaço para o levantamento de possíveis questões que o próprio público possa fazer e, neste processo de exploração do tema, vai-se ganhando confiança e desenvolvendo várias formas, e mais aprofundadas, de o expor. Defina o início do discurso. Há uma dificuldade muito característica em decidir como iniciar a apresentação. A maneira mais acolhedora e com benefícios quer para o público quer para quem vai apresentar, é partilhar uma pequena história pessoal que se enquadre no tema, uma frase com a qual se identifique ou, eventualmente, uma notícia recente sobre o tema. Criar este tipo de situações facilita a interação com o público e aumenta a probabilidade de se conseguir, no geral, um ambiente que diminua a ansiedade. Exercício Físico (se possível) antes da apresentação. O stresse positivo do exercício prepara a estrutura mental para dar uma resposta também ela mais positiva a outras formas de stresse. Estas são apenas algumas dicas importantes que podem fazer a diferença em momentos importantes da sua vida, contribuindo, consequentemente, para o seu autocontrolo, autoconfiança e autoestima.
“Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes e o medo tem que ser superado a cada momento.” Abraham Maslow
Mais artigos: APRENDER E CRESCER COM O REIKI DEPILAÇÃO A LASER NO VERÃO? CONNOSCO, SIM! ÀS VOLTAS COM AS DIETAS!