Ansiedade e Pânico
A ansiedade pode ser entendida como um mecanismo biológico adaptativo de resposta a uma situação de ameaça ou que sai da nossa zona de conforto. Desta forma, a ansiedade pode ser benéfica para nós, uma vez que nos alerta e nos impulsiona para enfrentarmos ou para nos protegermos das mais diversas situações.
No entanto, à medida que os sistemas de informação vão ficando cada vez mais desenvolvidos e as redes sociais passam a ser a nossa base de comunicação principal, passamos a sentir a necessidade de estarmos constantemente ligados, para que nada nos escape e para que sintamos que tudo está controlado. Por consequência, o espaço necessário na nossa mente para nos focarmos verdadeiramente em nós próprios é cada vez menor. Ou seja, tudo o que está a acontecer dentro de nós e que pode, de alguma forma, influenciar de forma negativa o nosso bem-estar pessoal, passa, também, para segundo plano. Se a ansiedade surge nestas condições, mais fácil e rapidamente se intensificará, podendo atingir a denominada crise de pânico.
Pontos importantes a ter em conta para o controlo da ansiedade:
- Autoconhecimento
- Estarmos atentos a nós próprios e percebermos quais os sintomas que estamos a ter, para ser mais fácil contorná-los.
- Conhecermos-nos bem para percebermos as ferramentas que possuímos para ultrapassar a situação.
- Conhecer bem os sintomas associados à ansiedade e ao pânico, assim como as situações em que acontecem com mais frequência. Desta forma, podemos detetá-los mais facilmente e evitamos que a nossa mente divague sobre outras possibilidades de diagnóstico que interfiram de forma negativa no processo de controlo da crise.
2 . Devemos criar oportunidades de relaxamento no nosso dia, que nos coloquem em primeiro lugar:
- Atividade física: ajuda o corpo a libertar a energia acumulada, ajuda a mente a esvaziar dos problemas do dia-a-dia, melhora a qualidade de sono.
- Meditação: ajuda a nossa mente a abstrair-se da gigantesca quantidade de estímulos e a focar-se, proporcionando tranquilidade.
- Contacto com a natureza! A natureza ajuda-nos a renovar a nossa energia de forma natural.
- Ler, ver um filme ou uma série, ouvir música: ajuda a abstrairmo-nos do nosso próprio mundo, ao mesmo tempo que nos enriquece a mente e o espírito.
Se a nossa saúde mental e física ocuparem o primeiro lugar da nossa lista de prioridades, a ansiedade passa a ser apenas um sistema que nos prepara para a melhor resposta possível às mais diversas situações.
Mais artigos
5 Dicas Realmente Eficazes para acabar com o Stress
Psicologia Educacional
Controlar a ansiedade antes de uma apresentação pública
“O stress chegou à vida dos mais pequenos…” – Aprender e Crescer com o Reiki