A Importância do Toque no Relaxamento
Não podemos de maneira nenhuma menosprezar a importância do toque no relaxamento. O tato é um dos primeiros sentidos a serem desenvolvidos, não é por acaso que a grande maioria dos pais e mães, instintivamente, tocam nos bebés para criarem uma maior conexão afetiva e também para reduzir o medo. A grande responsável por este comportamento é uma hormona chamada oxitocina, produzida pelo Hipotálamo. Aliás, segundo neurociência, a oxitocina além de aumentar o vínculo afetivo, modular o medo também diminui os níveis de cortisol (a hormona do stress). Portanto a importância do toque é maior do que julga!
Mas, e na idade adulta, o toque tem algum poder?
Claro que sim, o toque é terapêutico. Não é por acaso que numa situação ou tratamento doloroso gostamos que alguém nos dê a mão, sentimo-nos mais confortados, seguros e toleramos melhor a dor. Além disso, as terapias com o toque são milenares – o relato médico mais antigo da Índia, a Ayurveda (1800 a.C.) já prescrevia massagens como uma forma eficiente de cura. Apesar de só na última década terem profundado mais sobre o efeito do toque na saúde, e este não é só por um simples relaxamento. Tiffany Field, investigadora do Touch Research Institute da Universidade de Miami, nos Estados Unidos da América (EUA), realizou mais de uma centena de estudos desde 2010 até à atualidade sobre o efeito do toque e das massagens em diferentes faixas etárias e problemas de saúde, e constatou na sua grande maioria dos efeitos positivos do toque e das massagens. De acordo com a autora
«não existe uma única condição de saúde que tenhamos observado, incluindo o cancro, que não tenha respondido positivamente à massagem».
Através desta afirmação, a autora explica que a massagem reduz o cortisol, e aumenta a produção de dois neurotransmissores, a dopamina (que estimula a atividade do sistema nervoso central) e a serotonina (responsável, entre outras funções, pela produção de diversas hormonas e associada ao estado de felicidade).
Também um estudo efetuado pela Universidade de Berkeley , Califórnia (EUA), associaram o toque à performance física e estado de alerta, já que correlacionaram os jogos ganhos das equipas da National Basketball Association (NBA – Associação Nacional de Basquetebol Norte-Americana) e a partilha de toques entre os jogadores. Verificaram que os jogadores das equipas vencedoras tocam-se com mais frequência. Existem diversas pesquisas sobre a importância da massagem e do toque, até porque necessitamos do toque desde o dia em que nascemos até ao dia em que morremos. E quando alguém afirma que as massagens fazem bem porque uma pessoa relaxa, deixo uma resposta da Dr.ª Tiffany Field «a massagem funciona porque muda toda a fisiologia do corpo».
Nas Clínicas Nuno Mendes temos todos os especialistas disponíveis para a/o ajudar e para satisfazer as suas necessidades. Tem dúvidas? Gostaria de obter mais informações? Contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar.