A importância da avaliação nos tratamentos estéticos
A importância da avaliação nos tratamentos estéticos
São inúmeros os motivos que levam os utentes a procurar tratamentos estéticos. Uns com questões mais relacionadas com gordura localizada, outros com celulite, outros por questões de flacidez..., mas a principal motivação acaba por ser semelhante em todos: melhorar a autoestima, a qualidade de vida e a sua saúde (porque sabem que o nosso aspeto externo é um reflexo do nosso interior).
Em cada um destes casos, os fatores desencadeadores da disfunção estética são diferentes. Se queremos ter um tratamento eficaz precisamos saber quais são, para podermos atuar sobre eles. Para isso,é importante uma boa avaliação inicial, para analisar detalhadamente todas estas questões e perceber quais os reais desejos e necessidades do utente.
Esta avaliação tem um papel fundamental para que o profissional consiga definir quais os procedimentos mais indicados para o utente, identificando queixas, contraindicações, fatores que possam ocasionar complicações durante a realização de um procedimento, entre outras informações.
O início de qualquer consulta, tenha ela um contexto estético ou de saúde, é o momento ideal para o profissional entender quais são as necessidades do utente e, dessa forma, oferecer o plano de tratamento mais adequado ao seu caso específico. É neste momento que é construído um plano de tratamento completo, para solucionar as necessidades específicas de cada caso.
Esta avaliação inicial começa através da anamnese, que nada mais é que uma entrevista realizada para diagnosticar aquilo que o utente apresenta e indicar o tratamento mais adequado às suas necessidades. É feita uma colheita de dados pessoais que vão desde hábitos diários, como quantidade de água ingerida por dia, rotina alimentar, quantidades de horas dormidas, atividades físicas, problemas de saúde associados, medicação, alergias...
Segue-se o exame físico, que consiste na avaliação de aspetos corporais que estão diretamente relacionados com os procedimentos a realizar. Os tratamentos estéticos exigem uma avaliação aprofundada do paciente, pois em muitos casos diferentes disfunções apresentam-se de forma simultânea no mesmo utente. É importante avaliar o biótipo do utente, a sua postura, textura da pele, adiposidade localizada, edema, derrames/varizes, temperatura local, entre outros.
Por tudo isto, a avaliação inicial é a base para que o profissional construa um plano de tratamento robusto e eficiente, permitindo escolher de forma mais assertiva os tratamentos para alcançar resultados rumo aos objetivos apresentados pelo utente.
Nas Clínicas Nuno Mendes, realizamos sempre uma avaliação pormenorizada e individualizada, de forma a conseguirmos atingir os resultados que pretende.
Estamos disponíveis para o ajudar. Contacte-nos!