7 Questões sobre Café – Dia internacional do café
Que quantidade de Cafeína tem o Café?
Segundo um relatório técnico da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto o café curto tem cerca de 62 mg, o médio 72 mg e o longo 88 mg em média.
O Café faz bem ou faz mal?
Até 400 mg de cafeina por dia não afetar a saúde individual, no entanto, deve ser feita consideração ao horário de toma e suscetibilidade individual à cafeina, afim de não perturbar o sono, causar distúrbios gastrointestinais ou arritmias cardíacas. No caso das grávidas não deverão exceder as 200 mg de cafeína e nas crianças é desaconselhado o seu consumo.
Quais os benefícios de um consumo regular de café?
De forma mais evidente a prevenção da Diabetes Mellitus tipo II e aumento do estado de alerta e melhoria da atenção e raciocínio. Vários estudos têm explorado a possível prevenção da demência associada não só à cafeína como a outros compostos do café, mas é necessária investigação adicional neste campo.
Quantos cafés posso tomar por dia?
Até 400 mg de cafeína (~4-5 café) ou 200 mg no caso das grávidas (2-3 cafés)
O Café não me tira o sono, por isso posso consumir-lho livremente?
Pelo facto de não reduzir o sono não quer dizer que o Café não provoque outros sintomas em doses elevadas. Por segurança devem-se respeitar as doses funcionais estabelecidas (~400 mg cafeína) especialmente para evitar patologias do sistema gastrointestinal (refluxo gastro esofágico, náuseas) e do sistema cardiovascular (ex. arritmias)
O Café faz perder peso?
Na verdade o principal contributo para a perda de peso é ingerir menos energia que aquela que é efetivamente gasta por nós. O café através da cafeína dá um pequeno contributo no nosso gasto energético de repouso que embora facilite a perda de peso não é de todo determinante.
O Café é todo igual?
De facto não é. Tanto nas caraterísticas como no sabor. Existem essencialmente duas espécies de café que dão origem à vasta gama de cafés que habitualmente encontramos nas prateleiras do supermercado, a C. Arábica e a C. Canephora. O C. Arábica é uma variedade mais suave e aromática. O C. Canephora dá origem ao Café Robusta e tem maior teor de cafeína. Esta variedade é típica do brasil e sudoeste do continente africano.