Benefícios Nutricionais do leite

Benefícios Nutricionais do leite

Desde muito cedo que o leite faz parte da alimentação do ser humano. No entanto, nos últimos tempos tem-se notado um decréscimo acentuado do seu consumo. Muita é informação que podemos ler nos dias de hoje à cerca dos malefícios e benefícios nutricionais do leite, sendo importante perceber a veracidade dessa mesma informação.

‘’O leite faz mal à saúde’’

Isto é algo muito comum de ouvirmos e lermos nas redes sociais. Porém, esta alegação não passa de um verdadeiro MITO.  A verdade é que existem três tipos de pessoas:
– aquelas que conseguem digerir correctamente o leite e todos os outros produtos lácteos;
– aquelas que sentem algum tipo de desconforto na sua ingestão;
– uma franca minoria, que tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite de vaca.

As pessoas que conseguem digerir correctamente devem aproveitar todos os benefícios nutricionais do leite.

Benefícios Nutricionais do leite:

Os benefícios nutricionais do Leite são inúmeros. Este oferece uma vasta variedade de nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo:

Proteínas:

Do ponto de vista qualitativo, o leite fornece proteínas de alto valor biológico. Do ponto de vista quantitativo, as principais proteínas do leite são as caseínas (80%) e as proteínas do soro (20%). O facto de ser fonte de proteínas de alto valor biológica ajuda não só a reduzir a depleção muscular, mas também estimula o seu crescimento.

Hidratos de Carbono:

A lactose é o principal hidrato de carbono presente no leite, fornecendo energia ao organismo, auxiliando no desenvolvimento e crescimento saudável.

Para ser utilizada pelo nosso organismo, a lactose tem de ser dividida em glicose e galactose por uma enzima produzida pela nossa organismo chamada de lactase. No caso de pessoas intolerantes, o organismo não produz esta mesma enzima e a lactose não se divide, ocorrendo posteriormente desconfortos gastrointestinais. Pessoas intolerantes, não necessitam obrigatoriamente de deixar de consumir leite, devem sim optar por leite sem lactose, ou seja, leite cuja lactose foi previamente dividida.

Gordura:

O teor de gordura do leite varia consoante este seja gordo, meio-gordo ou magro.

Vitaminas:

As principais vitaminas existentes no leite são as vitaminas B2, B12 e A.

As vitaminas B2 e B12 estão envolvidas na obtenção de energia através dos nutrientes. Estas são essenciais para a produção e crescimento de células sanguíneas e das hormonas produzidas pelas glândulas supra-renais.

A vitamina A, é fundamental para o crescimento, funcionamento do sistema imunitário e órgãos reprodutores e, para além disso, contribui ainda para a formação dos ossos e dentes, melhora a visão e ainda protege a pele e as mucosas de infeções. A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel  estando naturalmente presente na gordura do leite, por isso tende a estar em menor quantidade no leite magro.

Minerais:

O leite fornece ainda minerais como potássio, zinco, fósforo e magnésio que desempenham funções relacionadas com o crescimento e manutenção dos ossos e tecidos, mas também no transporte eficiente de nutrientes e consequentemente no adequado funcionamento do organismo.

Cálcio:

O leite é particularmente rico em cálcio, um nutriente fundamental para a formação óssea e dos dentes. Podemos encontrar cálcio em vários alimentos, no entanto, o cálcio existente no leite e nos seus derivados é mais biodisponível, sendo absorvido de forma mais eficaz pelo nosso organismo.

Iodo:

O leite é ainda uma fonte de iodo, importante para a síntese de hormonas tiroideias: tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4).

 

Porção diária de leite recomendada:

Leite e derivados devem constituir 18% da alimentação diária, ou seja, 2 a 3 porções diárias.

– O que é uma porção?

1 chávena almoçadeira de leite (250 ml)

1/2 requeijão (100 g)

1/4 queijo fresco (50 g)

2 fatias finas de queijo (40 g)

1 e 1/2 iogurte sólido (200 g)

1 iogurte líquido (200 ml)

 

Pelos inúmeros benefícios do leite apresentados e pela sua versatilidade e facilidade de consumo, o leite é um alimento a privilegiar em todas as faixas etárias e nas diversas fases da vida.

Se tem dúvidas contacte-nos!

Mais artigos

Como Reduzir ou Substituir o Sal de adição

7 questões sobre o Café

Light, Magro e Zero% – Qual a diferença?

Dê uma resposta