7 Questões sobre Café – Dia internacional do café

7 Questões sobre Café – Dia internacional do café

Que quantidade de Cafeína tem o Café?

Segundo um relatório técnico da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto o café curto tem cerca de 62 mg, o médio 72 mg e o longo 88 mg em média.

O Café faz bem ou faz mal?

  1. Até 400 mg de cafeina por dia não afetar a saúde individual, no entanto, deve ser feita consideração ao horário de toma e suscetibilidade individual à cafeina, afim de não perturbar o sono, causar distúrbios gastrointestinais ou arritmias cardíacas. No caso das grávidas não deverão exceder as 200 mg de cafeína e nas crianças é desaconselhado o seu consumo.

Quais os benefícios de um consumo regular de café?

  1. De forma mais evidente a prevenção da Diabetes Mellitus tipo II e aumento do estado de alerta e melhoria da atenção e raciocínio. Vários estudos têm explorado a possível prevenção da demência associada não só à cafeína como a outros compostos do café, mas é necessária investigação adicional neste campo.

Quantos cafés posso tomar por dia?

  1. Até 400 mg de cafeína (~4-5 café) ou 200 mg no caso das grávidas (2-3 cafés)

O Café não me tira o sono, por isso posso consumir-lho livremente?

  1. Pelo facto de não reduzir o sono não quer dizer que o Café não provoque outros sintomas em doses elevadas. Por segurança devem-se respeitar as doses funcionais estabelecidas (~400 mg cafeína) especialmente para evitar patologias do sistema gastrointestinal (refluxo gastro esofágico, náuseas) e do sistema cardiovascular (ex. arritmias)

O Café faz perder peso?

Na verdade o principal contributo para a perda de peso é ingerir menos energia que aquela que é efetivamente gasta por nós. O café através da cafeína dá um pequeno contributo no nosso gasto energético de repouso que embora facilite a perda de peso não é de todo determinante.

O Café é todo igual?

De facto não é. Tanto nas caraterísticas como no sabor.

Existem essencialmente duas espécies de café que dão origem à vasta gama de cafés que habitualmente encontramos nas prateleiras do supermercado, a C. Arábica e a C. Canephora. O C. Arábica é uma variedade mais suave e aromática. O C. Canephora dá origem ao Café Robusta e tem maior teor de cafeína. Esta variedade é típica do brasil e sudoeste do continente africano.

Mais artigos:

Alergia alimentar ou intolerância alimentar?

Queda do cabelo: Mitos e verdades

Deixar de fumar sem ganhar peso

Contacte-nos

Dê uma resposta