5 Mitos e Verdades Sobre Varizes

5 Mitos e Verdades Sobre Varizes

Mitos e verdades sobre varizes

Ter mais varizes significa ter mais dores?

Mito

A quantidade e/ou tamanho das varizes não estão relacionadas com os sintomas que se tem, como por exemplo dor nas pernas, sensação de peso e cansaço, comichão e inchaço.

Assim se percebe porque existem pessoas com “cordões de varizes” enormes que não se queixam e, por outro lado, pessoas que quase não têm varizes mas que sentem grande desconforto.

 

Existem varizes interiores?

Mito

As varizes são sempre “exteriores”, pois pertencem às veias superficiais (perto da pele). Ouve-se frequentemente dizer que se tem varizes interiores porque estas não se conseguem ver. A observação das varizes deve ser efetuada por um médico especialista e, sempre que recomendado, deve ser complementado com exames, como por exemplo o eco-doppler venoso dos membros inferiores.

 

Estar em pé ou sentado por períodos longos favorece o aparecimento de varizes.

Verdade

A gravidade impede o retorno do sangue nas veias e, por isso, aumenta o risco de as válvulas das veias não funcionarem corretamente, provocando acumulação de sangue nas pernas.

 

Depois de ser operado/ter feito laser ou escleroterapia, significa que nunca mais terei problemas vasculares?

Mito 

A doença venosa crónica é como o próprio nome refere, uma doença crónica, na qual existem vários fatores de risco.

Cada pessoa deve corrigir aqueles que estão ao seu alcance para travar a evolução da doença: evitar o calor, o excesso de peso, o uso de sapatos altos e roupa apertada ou o estar parado de pé/sentado durante muito tempo são algumas medidas que têm que estar sempre presentes no dia-a-dia. Outros fatores, como quem realiza a técnica e qual a técnica usada, são fundamentais para reduzir o risco de recorrência.

Consultar um especialista em Cirurgia Vascular assegura que o tratamento escolhido é o adequado e permite que este forneça outras medidas adaptadas a cada pessoa.

 

Toda as pessoas com varizes devem usar meias elásticas

Mito

Existem contraindicações para o uso de meias elástica. As meias ao exercerem pressão nos membros inferiores facilitam o retorno do sangue ao coração, mas podem também dificultar a chegada do sangue aos pés se existirem problemas de outro tipo de circulação (ex. arterial)

Ao consultar um especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular será assegurado qual o tipo de meia a usar, caso tenha indicação para as usar.

 

Para mais informações, entre já em contacto connosco!

Siga-nos no Facebook!

 

Mais Artigos

24 dicas: Cuidados a ter com o Sol

15 Dicas para uma melhor Higiene Íntima

5 Dicas Realmente Eficazes para acabar com o Stress

Dicas para melhorar a Flacidez Cutânea

 

Dê uma resposta