Recomendações para evitar ganhar peso em casa!

Recomendações para evitar ganhar peso em casa!

Passar muito tempo em casa é sinónimo de aumento de peso para muitos Portugueses. A disponibilidade alimentar muitas vezes associada ao comportamento obsessivo-compulsivo alimentar motivado pela ausência de rotina ou ocupação catapulta para o excesso de peso.
Estas poderão ser uma ajuda preciosa para manter a linha neste período.

 

1. Modifique a oferta alimentar em casa;

Ter em casa alimentos que sejam indispensáveis e na dose apropriada é um comportamento sensato. Evite ter por casa docinhos, bolachas, chocolates e outros produtos densamente calóricos que contribuem para o excesso de peso;

 

2. Cozinhe de forma simples selecionando as fontes de Gordura!

As fontes de Gordura acabam muitas vezes por ser adicionadas aos preparados culinários para intensificar o sabor. Se possível opte por cozinhar sem gordura por exemplo com a realização de grelhados, cozidos, cozinhados a vapor ou no micro-ondas. Quando não for possível, optar pelo azeite. Natas, manteiga ou óleos de vários tipos são de evitar nas preparações culinárias assim como caldos concentrados (tipo Knorr®)

 

3. As Frutas e Legumes são alimentos nutritivos e saciantes!

Embora não seja novidade convém lembrar que como as frutas e legumes não existem alimentos que agreguem saciedade e valor nutricional. Seja em cru, cozinhados ou na nossa tradicional sopa, convém ingerir pelo menos 400g diários dos mesmos. Porque não começar todas as refeições com um prato de sopa?

4. Prefira os alimentos com menos Gordura e açucares simples!

Além dos alimentos com baixo teor de gordura e açucares simples, para quase todos os mais calóricos existe uma versão de baixo teor de gordura que pode usar no quotidiano. Alguns exemplos são os lactinios magros, fiambre aves, queijo light, cereais integrais, ou no caso dos enlatados que poderão dar jeito pela extensa validade atum em conserva de água poderão ser alimentos a ter em conta.

 

5. Mantenha-se ocupado!

Quantas vezes que se queixou durante o ano da falta de tempo para fazer exercício? passar tempo com a família? ler aquele livro? ver aquela serie? ou fazer aquelas obras na casa que sempre quis? Certamente que este é o momento para fazer-lho e certamente desviará a atenção da compulsão alimentar!

 

Mais Artigos

Para um aconselhamento personalizado entre já em contacto connosco!

Dê uma resposta