Solidariedade

Associação “O Mendesinho”

Na nossa Equipa, também a Solidariedade é Intensiva.

A criação da Associação O Mendesinho representa não só a concretização da nossa responsabilidade social, enquanto empresa, mas é sobretudo o reflexo da nossa consciência moral e cívica. É um reconhecimento do direito primordial de todos os seres humanos enunciado como artigo 1.º da Carta Universal dos Direitos Humanos da União Europeia: o Direito à Dignidade.

Objetivo geral:

Atuar em todas as situações passíveis de gerar processos de Exclusão Social a nível Individual e Comunitário, nomeadamente nas seguintes áreas:
Saúde | Pobreza | Deficiência | Educação | Cultura | Sociedade.

Como objetivos específicos, pretendemos:

  • Check ups gratuitos de Saúde e Saúde Estética (enfermagem, sobrepeso, saúde capilar, acne, saúde vascular, fisioterapia, podologia, entre outros)
  • Prestação de cuidados de enfermagem
  • Tratamento de queimaduras cutâneas, que limitem a funcionalidade e interfiram na qualidade de vida
  • Distribuição de alimentos a agasalhos
  • Distribuição de cabazes a famílias identificadas como carenciadas pela Equipa técnica de Ação Social da respetiva área de residência
  • Colaboração institucional, ao nível de ações de solidariedade/formação de outras instituições, como Hospitais, IPSS, Juntas de Freguesia, Escolas, etc.

No sentido de dar forma e vida à Associação, criamos a mascote Mendesinho, por ser uma criança, acreditamos que mais facilmente poderá gerar empatia e facilitar a relação com os nossos públicos-alvo.

Projetos sociais

  • O Mendesinho vai às escolas

“O Mendesinho vai às escolas”, pretende fazer uma ponte entre a Sociedade, a Saúde e a Educação, com o objetivo de implementar atividades promotoras de relaxamento, autoconhecimento, competências sociais, comunicação assertiva, criatividade, equilíbrio emocional e concentração, nos alunos. De salientar que é um projeto universal no sentido em que as atividades estão programadas para que todo o tipo de alunos, de diferentes idades, possa participar. É também um programa adaptável às mais diversas necessidades que os alunos possam apresentar.

  • José Santos atleta de Remo Adaptado

Parceria estabelecida em outubro de 2015, que consiste na prestação de apoio ao nível da reabilitação (especialidade de fisioterapia neurológica) e performance motora  ao atleta José Santos.
  • Missão solidária nas localidades afetadas pelos incêndios

“Uma missão de coração cheio” foi o resultado da iniciativa que a Associação “O Mendesinho” levou a cabo nos meses de novembro e dezembro de 2017. De Penafiel em direção a algumas das localidades mais afetadas pelos incêndios desse ano, a equipa levou bens essenciais e o coração aberto, preparado para acolher as histórias daqueles a quem o fogo tirou quase tudo. O silêncio ocupou o caminho de regresso a casa, não só porque o que o que se viu superou qualquer imagem televisiva, em termos de choque e de desconforto, mas, sobretudo, porque o que mais se sentiu foi o desamparo daquelas pessoas, a sua carência de um abraço e de uma palavra amiga. Ficou o sentimento de ser uma missão sem fim previsto.

  • Acompanhamento ao João Pedro

Numa criança com historial de alterações psicológicas e sensório-motoras é imprescindível trabalhar em equipa. Através da manipulação do contexto e da quantidade/tipo de estímulos, promove-se o ambiente ideal para que a criança explore o que a rodeia e a si mesma, vivencie o erro e tenha a oportunidade de repetir a sequência de movimentos mais eficaz para as suas tarefas do dia a dia. Desta forma, trabalham-se questões que potenciam a autonomia da criança, permitindo-lhe conquistar, passo a passo, momentos de maior liberdade, criatividade e expressão emocional, na relação consigo e com os outros. É, sem dúvida, um processo cheio de pequenas grandes conquistas para todos os que fazem parte do seu círculo social.