9 Dicas para Reduzir a Retenção de Líquidos

9 Dicas para Reduzir a Retenção de Líquidos

Numa altura em que as rotinas se alteram e há a tendência para uma maior inatividade física, pode verificar-se um aumento da retenção de líquidos. A sensação de pernas pesadas ou barriga inchada têm os dias contados!

Deixamos-lhe algumas dicas úteis para prevenir a retenção de líquidos. 😉

 

1. Beber bastante água ou chá. Para calcular a quantidade de água que precisa ingerir todos os dias: 35ml x peso corporal (em kg). Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

2. Comer várias vezes ao dia, mantendo horários normais para refeições, e tentar confecionar comidas mais saudáveis, visto haver mais tempo para a confeção das mesmas. Reduzir, também, o consumo de sal.

3. Usar roupa confortável e larga. Roupa apertada dificulta o trabalho do sistema circulatório.

4. Manter a atividade física: a Organização Mundial de Saúde recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade, pelo menos, moderada. Pode tentar andar o mais possível pela sua casa (subir e descer escadas, caso as tenha), realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta, e até dançar.

5. Evitar ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado). Levante-se ou ande pela casa enquanto fala ao telemóvel. Levante-se ou ande pela casa durante os intervalos publicitários televisivos, por exemplo.

6. Ao longo do dia, coloque-se na ponta dos pés e, depois, em calcanhares, em movimentos lentos e repetidos, as vezes que quiser, para ativar a circulação.

7. Se o inchaço se verificar nas mãos, mova os punhos em movimentos circulares, várias vezes ao dia.

8. Se trabalhar ao computador/tablet a partir de casa, vá alternando as posições de sentado e de pé.

9. Elevar as pernas, à altura do tronco, sempre que estiver na posição de deitado (pode usar almofadas para o efeito).

 

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